Quanto maior é o grau de depressão, maior é o consumo de chocolates.Esta é a constatação de um estudo americano realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia (Estados Unidos).A depressão é um transtorno do humor caracterizado pela presença de sintomas como tristeza, desânimo, fadiga, irritabilidade, dificuldade de memória, alterações do apetite e peso, insônia, perda da libido, entre outros.
Os autores do estudo examinaram a relação entre o consumo de chocolate e os sintomas depressivos de 931 homens e mulheres.O participantes preencheram um questionário sobre o consumo semanal de chocolate, bem como um outro sobre o consumo geral dos alimentos.O grau dos sintomas depressivos foi avaliado através da Escala de Depressão do Centro de Estudos Epidemiológicos Americanos.
Os indivíduos que apresentaram escores mais elevados de depressão consumiam, em média, 60% mais chocolate do que aqueles com os menores escores de sintomas depressivos. Esta associação ocorreu tanto em homens como em mulheres, e não foi válida para outros tipos de alimentos.
Os autores do estudo levantaram algumas hipóteses para explicar esta associação
-O consumo de chocolate seria considerado uma forma de tratamento pelos indivíduos depressivos.
-O desejo de ingerir chocolate teria outras razões, não relacionadas à depressão.
-O Chocolate poderia agravar os sintomas depressivos.
-A inflamação ou outros fatores fisiológicos poderiam aumentar o desejo de consumir especificamente chocolates.
Fonte: www.queroviverbem.com.br



