PROGRAMA VIVER MAIS E MELHOR SINAIS E SINTOMAS EXAMES DOENÇAS TRATAMENTOS CÁLCULOS BIBLIOTECAS CADASTRE-SE
Busca    
 
Loja virtual do Portal do Coração Para você Profissionais da saúde Para sua família Ir para página principal
 
Golden Cross - Banner Lateral

 

 

 
Risco cardiovascular
<< Home / Paciente / Editoria - Risco cardiovascular
 
 
A ingestão de café pode proteger o coração? ( artigo comentado ) 2009-07-15 04:09:15
 
 
Publicidade - Banner Ilha
Conheça as melhores ofertas em nosso shopping

O consumo de café tem sido ligado a vários efeitos benéficos e prejudiciais a saúde, mas os dados acerca de sua relação com o risco de morte são escassos. Uma publicação da revista Annals of Internal Medicine , avaliou a associação entre o consumo de café e a mortalidade por doença cardiovascular , câncer e por todas as causas de morte . O estudo foi desenvolvido na Harvard School of Public Health e outras instituições médicas americanas.

Foram 18 anos de seguimento com homens e 24 anos com mulheres, sem história prévia de doença cardiovascular ou câncer. Os riscos relativos de morte , conforme as categorias de ingestão (menos de um copo por mês,  um copo por mês a 4 copos por semana, 5 a 7 copos semanais, 2 a 3 copos por dia, 4 a 5 copos diários e ≥ 6 copos por dia) , foram analisados.

Ocorreu uma relação  inversa entre o risco de morte por doença cardiovascular e a ingesta de café. Em contraste, o consumo de café não foi associado significativamente a risco de morte por câncer. A ingestão de café decafeinado reduziu levemente a mortalidade por doença cardiovascular e por todas as causas.Portanto, o consumo regular de café não se associou a aumento na taxa de mortalidade em homens e mulheres. A possibilidade de um modesto benefício do café sobre a mortalidade por todas as causas e por doença cardiovascular necessita de uma investigação futura.

Fonte: Annals of Internal Medicine (2008).

Comentário: os achados desse estudo são contrários a crendice popular , que acredita que a ingesta de café pode ser nociva para o coração. No entanto, este tipo de estudo apresenta limitações e seus resultados devem ser analisados com cautela. Talvez o benefício encontrados nas pessoas com uma maior ingesta de café , possa ser atribuída a outros aspectos inernetes aos risco destes pacientes.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr. (cardiologista clínico). 

www.portaldocoracao.com.br

LEIA MAIS
Reabilitação cardiopulmonar e metabólica : Fases
Unidades de atendimento ao ataque cardíaco evitam erros médicos
Redução do risco cardíaco: O ideal é associar medicamentos mais acompanhamento psicológico, diz estudo
Omega 3 pode explicar as baixas taxas de doença cardíaca entre japoneses, indica estudo
Colesterol elevado afeta 42% dos homens e 38% das mulheres no Brasil; saiba quais são os níveis ideais
TODAS AS MATÉRIAS


“ O conteúdo das matérias desse portal é de caráter meramente ilustrativo e informativo. Nenhuma informação obtida  a partir de  nosso conteúdo , deverá substituir , do ponto de vista ético ou legal , a orientação de um médico ( ou de outro profissional da  área da saúde ) , em relação aos aspectos  preventivos, diagnósticos e de  tratamento , das diversas doenças ou condições clínicas “ .

Dr. Tufi Dippe Jr.
CRM 13700- PR
Responsável técnico pelo Portal do Coração

 
 
Mais conteúdo para você
 
Nutrição
Exercícios físicos
Pare de fumar
Obesidade e emagrecimento
Sexo e coração
Risco cardíaco nos homens
Risco cardíaco nas mulheres
Quanto você gasta fumando ?
Grau de depressão
Peso ideal
Hipertensão arterial
Infarto do miocárdio
Risco cardiovascular
Angioplastia coronariana
Ansiedade e depressão
 
Comentários
 
 
COMENTE ESTA MATÉRIA
 

Nome: ( obrigatório )

E-mail: ( obrigatório )

 
COMUNIDADES
 
Participe de nossas redes sociais
 
Orkut
 
 
Pergunte aos especialistas
Cardiologia
Dr. Tufi Dippe Jr
Faça já sua pergunta clicando aqui !
Nutrição
Dra. Ana Flávia
Faça já sua pergunta clicando aqui !

Acesse o site Nutrycionista.com.br
Portal do Coração - Especial
Matérias especiais
Você sabia que já é possível comprar saúde nos supermercados ?
Leia matéria especial
Shopping
Compre aparelhos de pressão arterial a partir de R$ 50,00 em até 12X sem juros.
Conheça nossa loja
Newsletter
 
 
 
PORTAL DO CORAÇÃO
BUSCA    
 
PACIENTES
Sexo e coração
Qualidade de vida
Obesidade e emagrecimento
Exercícios físicos
FAMILIARES
Planos de saúde
Cuidados com seu familiar
Escolha do profissional da saúde
Medicamentos
CANAIS ESPECIAIS
Hipertensão arterial
Infarto do miocárdio
Risco cardiovascular
Ansiedade e depressão
BIBLIOTECAS
Medicamentos genéricos
Calorias dos alimentos
Dicionário médico A-Z
Dieta dos pontos
This website is accredited by Health On the Net Foundation. Click to verify.
Patrocinador Oficial
Portal do Coração, 2004 - 2008. Copyright   Quem somos Conselho editorial Selo HONcode Perfil de audiência Parceiros Midiakit Contatos   Powered by Gestão de conteúdo
Loja virtual do Portal do CoraçãoPara vocêProfissionais da saúdePara sua famíliaIr para página principal Conheça a loja virtual do Portal do Coração