PROGRAMA VIVER MAIS E MELHOR SINAIS E SINTOMAS EXAMES DOENÇAS TRATAMENTOS CÁLCULOS BIBLIOTECAS CADASTRE-SE
Busca    
 
Loja virtual do Portal do Coração Para você Profissionais da saúde Para sua família Ir para página principal
 
Golden Cross - Banner Lateral

 

 

 
Risco cardiovascular
<< Home / Paciente / Editoria - Risco cardiovascular
 
 
A dieta mediterrânea ajuda a prevenir o diabete melito? 2008-11-16 23:40:28
 
 
Publicidade - Banner Ilha
Conheça as melhores ofertas em nosso shopping

A dieta Mediterrânea baseia-se num conjunto de tradições alimentares dos países do mediterrâneo, como a Grécia, Itália, Espanha e Portugal. Esta dieta inclui, essencialmente:  azeitonas e azeite ; grãos inteiros, especialmente em pães e cereais em vez de massas ; muito pouca carne vermelha ; peixe e mariscos ; queijos, mas pouco leite ; bastantes vegetais ; legumes e frutos secos e vinho tinto. As pessoas que vivem nesta área do mediterrâneo , tendem a comer alimentos ricos em gordura , mas também têm uma incidência menor em doenças cardiovasculares , em comparação a outras partes do mundo.

Um recente estudo , sugere que pessoas com maior risco para diabete melito e, que consomem uma dieta mediterrânea , apresentam uma probabilidade menor de desenvolver a doença . Essa é a conclusão dos pesquisadores da universidade de Navarra ( Pamplona , Espanha ). O autor do estudo ,  conclui  que uma proteção significativa contra o diabete melito , poderá ser obtida com a dieta mediterrânea tradicional , rica em azeite de oliva, verduras, frutas, frutas oleaginosas, cereais, legumes e peixes , mas com teores relativamente baixos de carne e derivados do leite com maior teor de gordura.

Dentre um total de 13.380  participantes do estudo , entre 1999 e 2007, 33 deles desenvolveram diabete melito. Quando o risco de diabete melito era considerado em relação à adesão à dieta mediterrânea ( obtida através de questionários abrangentes sobre a dieta ), as pessoas que seguiam de forma mais fiel à dieta, assim como aquelas que a seguiam moderadamente , tinham uma menor probabilidade de desenvolver diabete melito , em comparação com indivíduos que apresentavam baixa adesão à dieta.

Curiosamente, os indivíduos que tinham melhor adesão à dieta , eram também aqueles que apresentavam mais fatores de risco para o diabete melito , reforçando a importância dos resultados. O autor principal do estudo ,  chamou a atenção para o fato de que  os participantes , com alta adesão à dieta mediterrânea , tinham um risco relativo  83% menor de desenvolverem diabete melito durante os 4  anos e meio de acompanhamento do estudo.

Fonte: BMJ ( 2008 ).

www.portaldocoracao.com.br

LEIA MAIS
FDA aprova novo medicamento para colesterol, a Pitavastatina
Higiene bucal pode ajudar a prevenir doenças cardiovaculares , diz estudo
Malefícios à saúde ocasionados por poluentes atmosféricos
Diabete melito: 10 fatos que traduzem a dimensão do problema
Apnéia do sono grave e não tratada , pode aumentar o risco de morte em até 3 vezes , aponta estudo
TODAS AS MATÉRIAS


“ O conteúdo das matérias desse portal é de caráter meramente ilustrativo e informativo. Nenhuma informação obtida  a partir de  nosso conteúdo , deverá substituir , do ponto de vista ético ou legal , a orientação de um médico ( ou de outro profissional da  área da saúde ) , em relação aos aspectos  preventivos, diagnósticos e de  tratamento , das diversas doenças ou condições clínicas “ .

Dr. Tufi Dippe Jr.
CRM 13700- PR
Responsável técnico pelo Portal do Coração

 
 
Mais conteúdo para você
 
Nutrição
Exercícios físicos
Pare de fumar
Obesidade e emagrecimento
Sexo e coração
Risco cardíaco nos homens
Risco cardíaco nas mulheres
Quanto você gasta fumando ?
Grau de depressão
Peso ideal
Hipertensão arterial
Infarto do miocárdio
Risco cardiovascular
Angioplastia coronariana
Ansiedade e depressão
 
Comentários
 
 
COMENTE ESTA MATÉRIA
 

Nome: ( obrigatório )

E-mail: ( obrigatório )

 
COMUNIDADES
 
Participe de nossas redes sociais
 
Orkut
 
 
Pergunte aos especialistas
Cardiologia
Dr. Tufi Dippe Jr
Faça já sua pergunta clicando aqui !
Nutrição
Dra. Ana Flávia
Faça já sua pergunta clicando aqui !

Acesse o site Nutrycionista.com.br
Portal do Coração - Especial
Matérias especiais
Você sabia que já é possível comprar saúde nos supermercados ?
Leia matéria especial
Shopping
Compre aparelhos de pressão arterial a partir de R$ 50,00 em até 12X sem juros.
Conheça nossa loja
Newsletter
 
 
 
PORTAL DO CORAÇÃO
BUSCA    
 
PACIENTES
Sexo e coração
Qualidade de vida
Obesidade e emagrecimento
Exercícios físicos
FAMILIARES
Planos de saúde
Cuidados com seu familiar
Escolha do profissional da saúde
Medicamentos
CANAIS ESPECIAIS
Hipertensão arterial
Infarto do miocárdio
Risco cardiovascular
Ansiedade e depressão
BIBLIOTECAS
Medicamentos genéricos
Calorias dos alimentos
Dicionário médico A-Z
Dieta dos pontos
This website is accredited by Health On the Net Foundation. Click to verify.
Patrocinador Oficial
Portal do Coração, 2004 - 2008. Copyright   Quem somos Conselho editorial Selo HONcode Perfil de audiência Parceiros Midiakit Contatos   Powered by Gestão de conteúdo
Loja virtual do Portal do CoraçãoPara vocêProfissionais da saúdePara sua famíliaIr para página principal Conheça a loja virtual do Portal do Coração