Opções
A+ R A- wide normal
  • Skip to content
Portal do Coração » Home » Viva Mais e Melhor » Nutrição » Vinho tinto parece não aumentar o risco de câncer de mama
  • Sobre o PC
  • Conselho editorial
  • Nossos números
  • Entre em contato
  • Homesummary
  • Saúde e Bem-Estar 
  • Viva Mais e Melhor 
    • Emagrecimento
    • Fitness
    • Nutrição
    • Pare de Fumar
    • Saúde Mental
  • Sobre Cardiologia 
    • Cardiologia do Esporte 
    • Cardiologia Preventiva 
    • Doenças Cardiovascularesmy work
      • Nas Crianças
      • Nas Mulheres
      • Nos Idosos
    • Doenças de A a Z 
    • Exames 
    • Sexo e Coração 
    • Sinais e Sintomas 
    • Tratamentos 
  • Editoriasmy work
    • Angioplastia Coronariana
    • Anormalidades do Colesterol
    • Aterosclerose
    • Cirurgia Cardíaca
    • Diabete Melito
    • Hipertensão Arterial
    • Infarto do Miocárdio
    • Obesidade
  • Bibliotecas do PC 
    • Calorias dos Alimentos
    • Dieta dos Pontos
  • Cálculos 
    • Batimentos Cardíacos
    • Dependência do Cigarro
    • Gasto de Calorias em Atividades Físicas
    • Grau de Depressão
    • Grau de Estresse
    • Índice de Massa Corporal (IMC)
    • Necessidade de Calorias para as Mulheres
    • Necessidade de Calorias para os Homens
    • Peso Ideal
    • Quanto Você Gasta Fumando ?
    • Risco Cardíaco
    • Risco Cardíaco em 10 Anos nos Homens
    • Risco Cardíaco em 10 Anos nas Mulheres
  • Vídeos 
O que há de novo no PC?
Tudo Sobre Cardiologia : As doenças cardiovasculares são as que mais matam em nosso país.Por isso, é fundamental sabermos como preveni-las, bem como, conhecer o...
Viva Mais e Melhor : Melhore seu estilo e qualidade de vida acessando as nossas páginas sobre emagrecimento, fitness, nutrição, pare de fumar e saúde mental...
module and plugin to add google adsense to joomla based websites
Dom, 08 de Janeiro de 2012 22:53
Vote nesta matéria
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
(1 Voto)

Vinho tinto parece não aumentar o risco de câncer de mama

  • Publicada por  Dr. Tufi Dippe Jr
  • tamanho do texto diminuir o tamanho do texto diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte
  • Imprimir
  • E-mail
  • Seja o primeiro a comentar!
Vinho tinto parece não aumentar o risco de câncer de mama
ShareTweet

O consumo de álcool associa-se a um aumento do risco de câncer de mama, no entanto, esta afirmativa parece não ser verdadeira em relação ao Glossary Link vinho tinto.Um recente estudo realizado por pesquisadores do Cedars-Sinai Heart Institute (Los Angeles, Estados Unidos), demonstrou que a ingestão do Glossary Link vinho tinto confere alterações hormonais que podem explicar o seu papel protetor contra o câncer de mama.

Os inibidores de aromatase (IA) impedem a conversão de androgênios em estrogênio, o hormônio sexual feminino. Existe uma forte ligação entre os níveis de estrogênio e a gênese do câncer de mama. Os IA estão naturalmente presentes nas uvas vermelhas, suco de uva e vinho  tinto. Os pesquisadores norte-americanos testaram a relação entre a ingestão do vinho tinto, perfil hormonal e o risco de câncer de mama em mulheres menopausadas.

Um total de 36 mulheres ingeriram uma média de 240 ml de vinho (tinto ou branco) por um período de 30 dias.Após este tempo, houve uma inversão do tipo de vinho a ser ingerido por mais 30 dias, ou seja, as mulheres que ingeriram vinho tinto passaram a beber o vinho branco e, vice-versa. O sangue das mulheres foi coletado duas vezes durante o ciclo menstrual para a medição dos níveis de estrogênio, entre outros hormônios.

Os autores do estudo concluíram que a ingestão do vinho tinto associa-se a um perfil favorável à prevenção do câncer de mama.Os mesmos achados não foram observados com o vinho branco.Estes dados sugerem que os IA presentes no vinho tinto, possam explicar o fato de que este tipo de vinho não parece aumentar o risco de câncer de mama.

"O Portal do Coração adverte: a ingestão de bebidas alcoólicas não deve ser estimulada com o objetivo de prevenir ou tratar qualquer tipo de enfermidade".

Fonte: Journal of Women's Health.

 

Matéria modificada em Ter, 10 de Janeiro de 2012 13:59
Matéria lida por 572 internautas
Categoria Nutrição
Tags
  • câncer de mama
  • vinho tinto
Compartilhe
  • Compartilhe no Google Buzz
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Delicious
  • Digg isto
  • Compartilhe no Reddit
  • Compartilhe no StumbleUpon
  • Compartilhe no MySpace
  • Compartilhe no Technorati
Dr. Tufi Dippe Jr

Dr. Tufi Dippe Jr

 

O Dr.Tufi Dippe Júnior é médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina.Posteriormente, fez residência de Medicina Interna e especialização em Cardiologia na Universidade Federal do Paraná.É especialista em Cardiologia pela Sociedade  Brasileira de Cardiologia (SBC), e também, especialista em Hipertensão Arterial pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).Foi o idealizador do Portal do Coração UOL (portaldocoracao.uol.com.br), o maior portal de Cardiologia voltado ao público leigo do Brasil, bem como, o blog Vou Parar de Fumar (vouparardefumar.com.br), uma referência no combate ao tabagismo.É responsável técnico pelo site do Hospital do Coração de Curititiba (hcorcuritiba.com.br) e pelo Portal da Sociedade Paranaense de Cardiologia (sbc-pr.org). O Dr. Tufi é cardiologista da Clínica Estância do Lago, Hospital do Coração de Curitiba, Hospital Vita Batel e da Quanta Diagnóstico e Terapia, além disso, é também diretor da Dippe Gestão de Conteúdo Web (dippe.com.br), empresa especializada no desenvolvimento de websites na área da saúde.

 

Últimas publicações do Dr. Tufi Dippe Jr

  • Quais são os reais benefícios do aquecimento e alongamento muscular?
  • Ingestão de gorduras e o risco de fraturas ósseas após a menopausa
  • Diagnóstico de câncer aumenta o risco de morte cardiovascular
  • Excesso de gorduras pode afetar a qualidade do esperma; saiba mais
  • Casos de transtornos alimentares entre crianças estão aumentando

Matérias relacionadas

  • Obesidade central aumenta o risco de câncer de mama
  • Conheça os exames preventivos para os principais tipos de câncer
Mais nesta categoria: « Nutricionista dá dicas sobre uma Ceia de Natal saborosa e saudável Como aproveitar melhor as qualidades das frutas, legumes e verduras? »

Comente esta matéria

IMPORTANTE: Seu comentário será visualizado após a aprovação de nosso conselho editorial.

voltar ao topo
template
joomla

O conteúdo das matérias do Portal do Coração são de caráter informativo e ilustrativo. Nenhuma informação obtida a partir de nosso conteúdo deverá substituir, do ponto de vista ético ou legal, a orientação de um médico ou de outro profissional da saúde.

  • Excesso de gorduras pode afetar a qualidade do esperma; saiba mais
    Excesso de gorduras pode afetar a qualidade do esperma; saiba mais   Homens que consomem grandes quantidades de gordura podem…
    Comente! Acessada 645 vezes
  • A anorexia nervosa afeta predominantemente as mulheres; saiba mais
    A anorexia nervosa afeta predominantemente as mulheres; saiba mais   A anorexia nervosa (AN) é um transtorno alimentar…
    Comente! Acessada 257 vezes
Subscribe to this RSS feed

Enquete - Nutrição

Comer frutas, legumes e verduras é fundamental para a saúde. Com que frequência você ingere estes alimentos?

banner1

 

 

 

Vídeos

Veja todos os vídeos
acidente vascular cerebral Alimentação Alimentação saudável na terceira idade avc cafeína colesterol colesterol ruim fastfood ferro frutas gestação gorduras legumes Nutrição sal sódio verduras vitamina D vitaminas ômega3

Sobre Cardiologia

  • Caridiologia do Esporte
  • Cardiologia Preventiva
  • Doenças Cardiovasculares
  • Exames
  • Sexo e Coração

Editorias

  • Emagrecimento
  • Fitness
  • Nutrição
  • Pare de Fumar
  • Saúde Mental

Bibliotecas

  • Caloria dos Alimentos
  • Dieta dos Pontos

Cálculos

  • Batimentos Cardíacos
  • Dependência do Cigarro
  • Grau de Depressão
  • Quanto Você Gasta Fumando ?
  • Risco Cardíaco

SELO HONCODE

This website is accredited by Health On the Net Foundation. Click to verify.

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Selo do HONCode
Portal do Coração © 2007 | 2011. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Dippe Gestão