PROGRAMA VIVER MAIS E MELHOR SINAIS E SINTOMAS EXAMES DOENÇAS TRATAMENTOS CÁLCULOS BIBLIOTECAS CADASTRE-SE
Busca    
 
Loja virtual do Portal do Coração Para você Profissionais da saúde Para sua família Ir para página principal
 
Golden Cross - Banner Lateral

 

 

 
Hipertensão arterial
<< Home / Paciente / Editoria - Hipertensão arterial
 
 
Chocolate meio-amargo reduz a pressão arterial , diz estudo 2008-11-16 23:39:31
 
 
Publicidade - Banner Ilha
Conheça as melhores ofertas em nosso shopping

Cientistas alemães sugeriram que um pouco de chocolate meio-amargo por dia pode ajudar a controlar a pressão sangüínea e reduzir os riscos de ataques cardíacos.Em um artigo publicado no Journal of American Medicine (JAMA), eles descreveram uma pesquisa feita com 44 pessoas que apresentavam problemas de pressão alta.

As pessoas foram divididas em dois grupos: o primeiro teve direito a comer 6 g diárias de chocolate meio-amargo; o segundo, a mesma quantidade de chocolate branco.Depois de 18 semanas, os pesquisadores observaram que a pressão sangüínea dos primeiros caiu levemente, enquanto entre os segundos nenhuma mudança foi verificada.

Mas a Fundação Britânica para o Coração alertou que o chocolate é "um prazer, e não um tratamento".

Benefícios:

A sugestão de que o cacau traz benefícios à saúde não é nova, e pesquisas anteriores haviam sugerido que o alimento poderia inclusive reduzir a pressão sangüínea.A razão seria a presença dos chamados polifenóis, presentes no chocolate meio-amargo, mas não no branco utilizado na experiência.No entanto, até então se pensava que os benefícios só viriam com a ingestão de grandes quantidades de chocolate, que seriam anulados pelos efeitos do alto consumo de açúcar e gordura.

Mas os pesquisadores do Hospital Universitário de Colônia disseram que os benefícios poderiam ser alcançados com a ingestão de uma quantidade equivalente a apenas 30 calorias.Nenhuma das pessoas que comeram chocolate meio-amargo registrou mudanças no peso ou nos níveis de glicose e lipídios.Em compensação, registraram uma redução na pressão sangüínea que os pesquisadores classificaram de "pequena, mas notável".

Exageros:

No artigo, eles disseram que é mais fácil convencer pessoas com problemas de pressão a consumir uma quantidade pequena de chocolate por dia que pedir "mudanças de comportamento complexas".Mas a nutricionista da Fundação Britânica do Coração, Sara Stanner, alertou para o risco de tal estratégia levar pacientes cardíacos a exagerar no consumo de chocolate."Frutas e vegetais também provêm uma série de polifenóis, assim como vitaminas e minerais importantes", ela disse."Comer cinco ou mais porções de frutas e vegetais por dia é portanto a melhor maneira de proteger o coração - e não é preciso se preocupar com os exageros."

Fonte: O Globo - http://oglobo.globo.com

www.portaldocoracao.com.br

LEIA MAIS
Hipertensão arterial (pressão alta) : Prevenção e tratamento
A hipertensão arterial causa ou melhora a dor de cabeça?
FDA aprova associação inédita de anti-hipertensivos
Dieta com pouco sal é fundamental na síndrome metabólica, aponta estudo
Soja pode reduzir a pressão arterial em mulheres menopausadas (artigo comentado)
TODAS AS MATÉRIAS


“ O conteúdo das matérias desse portal é de caráter meramente ilustrativo e informativo. Nenhuma informação obtida  a partir de  nosso conteúdo , deverá substituir , do ponto de vista ético ou legal , a orientação de um médico ( ou de outro profissional da  área da saúde ) , em relação aos aspectos  preventivos, diagnósticos e de  tratamento , das diversas doenças ou condições clínicas “ .

Dr. Tufi Dippe Jr.
CRM 13700- PR
Responsável técnico pelo Portal do Coração

 
 
Mais conteúdo para você
 
Nutrição
Exercícios físicos
Pare de fumar
Obesidade e emagrecimento
Sexo e coração
Risco cardíaco nos homens
Risco cardíaco nas mulheres
Quanto você gasta fumando ?
Grau de depressão
Peso ideal
Hipertensão arterial
Infarto do miocárdio
Risco cardiovascular
Angioplastia coronariana
Ansiedade e depressão
 
Comentários
 
 
COMENTE ESTA MATÉRIA
 

Nome: ( obrigatório )

E-mail: ( obrigatório )

 
COMUNIDADES
 
Participe de nossas redes sociais
 
Orkut
 
 
Pergunte aos especialistas
Cardiologia
Dr. Tufi Dippe Jr
Faça já sua pergunta clicando aqui !
Nutrição
Dra. Ana Flávia
Faça já sua pergunta clicando aqui !

Acesse o site Nutrycionista.com.br
Portal do Coração - Especial
Matérias especiais
Você sabia que já é possível comprar saúde nos supermercados ?
Leia matéria especial
Shopping
Compre aparelhos de pressão arterial a partir de R$ 50,00 em até 12X sem juros.
Conheça nossa loja
Newsletter
 
 
 
PORTAL DO CORAÇÃO
BUSCA    
 
PACIENTES
Sexo e coração
Qualidade de vida
Obesidade e emagrecimento
Exercícios físicos
FAMILIARES
Planos de saúde
Cuidados com seu familiar
Escolha do profissional da saúde
Medicamentos
CANAIS ESPECIAIS
Hipertensão arterial
Infarto do miocárdio
Risco cardiovascular
Ansiedade e depressão
BIBLIOTECAS
Medicamentos genéricos
Calorias dos alimentos
Dicionário médico A-Z
Dieta dos pontos
This website is accredited by Health On the Net Foundation. Click to verify.
Patrocinador Oficial
Portal do Coração, 2004 - 2008. Copyright   Quem somos Conselho editorial Selo HONcode Perfil de audiência Parceiros Midiakit Contatos   Powered by Gestão de conteúdo
Loja virtual do Portal do CoraçãoPara vocêProfissionais da saúdePara sua famíliaIr para página principal Conheça a loja virtual do Portal do Coração