|
Publicidade - Banner Ilha
|
O professor Protásio Lemos da Luz , do Instituto do Coração (INCOR) de São Paulo , vêm se dedicando de forma brilhante a pesquisa da aterosclerose , processo em que há o desenvolvimento de placas de gordura (ateromas) na parede dos vasos. A aterosclerose é a responsável pela maioria dos casos de infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e dos derrames cerebrais.
Em uma pesquisa , conduzida pelo professor Protásio , observou-se que após uma dieta rica em colesterol , coelhos apresentavam uma redução do processo de aterosclerose , quando o vinho era incorporado a ingesta destes animais. Em seguida , o professor Protásio realizou uma nova pesquisa , desta vez em seres humanos , portadores de colesterol elevado no sangue.
Esses voluntários ingeriam vinho (250 ml ao dia) ou suco de uva comercial (500 ml ao dia) por 15 dias. Observou-se que a reatividade dos vasos sangüíneos , melhorava nestes voluntários , tanto com o vinho como com o suco de uva. Os achados, sugerem que os flavanóides da casca da uva , encontrados tanto no vinho como no suco da uva , seriam os responsáveis por tais bebefícios.
Acredita-se que os benefícios do vinho tinto para a saúde cardiovascular , possam ser explicados por alguns mecanismos , como a elevação do colesterol bom (HDL colesterol), diminuição da agregação das plaquetas no sangue , inibição da produção da endotelina (elemento que diminui o calibre dos vasos) , melhoria da função endotelial e reatividade dos vasos , causando uma dilatação destes.
Embora diversos estudos apontem para uma relação inversa, entre o consumo moderado e regular de bebidas alcoólicas e o risco de um infarto do miocárdio , este hábito não deve ser estimulado com uma medida de prevenção cardiovascular. Lembramos ainda que , os estudos realizados pelo professor Protásio , feitos com o suco de uva , outra bebida rica em flavanóides , também demostraram efeitos benéficos sobre o processo de aterosclerose .
www.portaldocoracao.com.br
|