Um estudo Analisou a associação entre sobrepeso e obesidade com o aleitamento materno em pré-escolares do estado de SP.
Um total de 566 crianças matriculadas em escolas particulares no município de São Paulo (SP) entre 2004-2005 foram avaliadas. A variável dependente foi sobrepeso e obesidade. Para a classificação do estado nutricional das crianças foram utilizadas as curvas de percentis do Índice de Massa Corporal (IMC) para idade, classificando como sobrepeso valores entre os pecentis 85 até 95, e como obesidade valores acima de 95.
As variáveis analisadas foram: características sociodemográficas da criança e sua família, peso ao nascer, estado nutricional dos pais, aleitamento materno e alimentação atual.
A análise de associação das variáveis relacionadas aos escolares com o desfecho foi feita por meio de regressão logística (um tipo de método estatítico).
A prevalência de sobrepeso e obesidade da população estudada foi de 34,4%. Foram fatores de proteção contra sobrepeso e obesidade o aleitamento materno exclusivo por seis meses ou mais e o aleitamento materno por mais de 24 meses.
Os autores do estudo concluem que o aleitamento materno pode proteger as crianças contra o sobrepeso e a obesidade, agregando mais uma vantagem ao leite materno.
Revista de Saúde Pública(2009).
www.portaldocoracao.com.br